Páginas

12 de abr. de 2010

Próximo Passo forma mais de 23 mil beneficiários do Bolsa Família em cursos profissionalizantes

Mais da metade dos 40.163 beneficiários do Bolsa-Família inscritos no Programa Próximo já concluíram os cursos profissionalizantes nas áreas da construção civil e do turismo. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 23.380 pessoas receberam o diploma, com destaque para o sexo feminino (78,67%). Os demais inscritos estão com cursos em andamento. A meta total é qualificar 180 mil trabalhadores do Bolsa-Família nos dois segmentos.
O Próximo Passo é um programa do governo federal realizado por meio dos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE), do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome (MDS) e do Turismo (MTur). O objetivo é capacitar e inserir os beneficiários do programa Bolsa Família em postos de trabalho gerados na construção civil e no turismo.
Nesta ação conjunta, o Ministério do Trabalho e Emprego é o responsável pela capacitação dos trabalhadores por meio dos Planos Setoriais de Qualificação (Planseq) Bolsa Família da Construção Civil e do Turismo. O Planseq da Construção Civil, por exemplo, inclui os segmentos de edificações e construção pesada, tendo como finalidade atender ao aumento da demanda decorrente da implantação das obras de infra-estrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A meta deste Planseq é qualificar 155 mil trabalhadores em 16 estados e no Distrito Federal. Para isso, foram investidos mais de R$ 122 milhões entre recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e contrapartida.
O Planseq Turismo Bolsa Família, por sua vez, visa facilitar a entrada no mercado de trabalho por meio capacitação deste público em atividades da cadeia do turismo. A meta é qualificar mais de 25 mil trabalhadores em todo o País, com investimento em torno de R$ 20 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas Notícias