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1 de abr de 2010

Faça As Pazes Com Os Níveis De Triglicérides

Por: Izaara Carvalho Alvarenga


FAÇA AS PAZES COM OS NÍVEIS DE TRIGLICÉRIDES




Início de ano, momento de estabelecer novas metas e também hora de fazer um check-up. Exame em mãos e está lá: triglicerídeos elevados, e agora?



Triglicerídeos são tipos de gorduras que podem ser produzidas pelo organismo ou ingeridas por meio dos alimentos. São formas de armazenamento energético no organismo, constituindo depósitos no tecido adiposo e muscular.



Assim como as frações HDL e LDL-colesterol, os triglicerídeos, quando em níveis alterados no sangue, podem ser prejudiciais à saúde.



Pode-se constatar que níveis elevados de triglicerídeos na corrente sanguínea possuem relação direta com o desenvolvimento de doenças do coração.



Para aqueles que encontram-se acima do peso, o primeiro passo é eliminar o que está em excesso. Para isto, diminua o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, evite o exagero na ingestão de carboidratos simples, tenha uma alimentação balanceada, pratique exercícios físicos regularmente e evite o consumo de bebida alcoólica, entre outros. Estas são sempre ótimas atitudes.



Abaixo vão alguns itens a serem evitados e outros que devem ter preferência no cardápio, segundo a III Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e a Diretriz de Prevenção da Aterosclerose do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia.





EVITE OU CONSUMA COM MODERAÇÃO




1. Doces em geral;



2. Manteiga, margarina e banha de porco;



3. Frituras em geral;



4. Massas em demasia;



5. Carnes gordas (com gordura aparente) ou preparadas altamente calóricas;



6. Laticínios integrais (leite e iogurte) e os queijos amarelos;



7. Bebidas alcoólicas e refrigerantes;



8. Produtos industrializados em geral.




DÊ PREFERÊNCIA




1. Alimentos naturais, frutas, verduras, legumes e cereais integrais;



2. Preparações menos calóricas (assar, grelhar ou cozer);



3. Óleos vegetais e azeite de oliva;



4. Carboidratos integrais (pães, arroz, aveia, trigo);



5. Carnes magras;



6. Laticínios desnatados (leite e iogurte) e queijos brancos.




Os equilíbrios alimentar e emocional, quando relacionados à prática regular de atividade física, beneficiam o corpo além de auxiliarem na manutenção da saúde.



Priorize a qualidade de vida e saiba cuidar-se. Tudo começa com boas escolhas e mudança de hábitos. Boa semana.




Izaara Alvarenga



Nutricionista


Perfil do Autor


Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, em Lavras - MG. Possui grande experiência na área de Alimentação Hospitalar. Cursa Especialização na UNESP, Botucatu - SP. Com passagem por empresas de porte nacional e multinacional da Alimentação Empresarial, adquiriu extensos conhecimentos neste ramo. Na área de responsabilidade social, atua na Pastoral da Criança e no Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, de apoio ao portador de Câncer, em Lavras. É também Articulista dos Jornais impressos “A Gazeta” e "Jornal Agora" da cidade de Lavras e "Jornal O Movimento" da cidade de Carrancas, com a coluna “Vida Saudável”.

(Artigonal SC #762719)


Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/faca-as-pazes-com-os-niveis-de-triglicerides-762719.html


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